Antigamente era muito comum a fossa séptica, era bastante usada em condomínios residências, como forma de tratamento de esgoto, onde o esgoto era depositado em um poço onde a parte líquida é absorvida pelo solo e a sólida é removida mecanicamente. Porém essa técnica está deixando de ser usada, devido ao prejuízo ambiental que a mesma estava causando, pois a contaminação do lençol freático é gritante. Mas com o desenvolvimento de novas tecnologias e a chegada das ETEs compactas, outros setores podem agora tratar de maneira adequada seus efluentes e até mesmo reaproveitá-los em outras atividades como jardinagem, limpeza e reabastecimento de vasos sanitários, fazendo assim que seja de extremo interesse dos condomínios. Pois em condomínios, a necessidade de um esgoto bem tratado é muito importante, pois além do bem ao meio ambiente, a economia de água é muito grande, fazendo com que os gastos do condomínio diminuam bastante, assim refletindo positivamente no bolso dos condôminos, devido a diminuição na taxa do condomínio.
Antigamente, tratar efluentes há 15 anos era muito caro, hoje permite às empresas e condomínios fazerem economia. Há cinco anos uma estação para atender 20 mil pessoas custava em média R$ 10 milhões, hoje ela pode ser comprada por até R$ 2 milhões. A empresa Mizumo não fala em valores, mas estima que nos últimos cinco anos as melhorias nos processos produtivos, desenvolvimento de fornecedores e otimizações logísticas, permitiram que eles conseguissem uma redução de preços de aproximadamente 40%. As estações que antes demandavam áreas enormes e manutenção especializada, hoje podem ser compactas, subterrâneas e ter sua manutenção realizada até uma vez por ano. As vantagens de novas tecnologias e redução de espaços, aliadas à economia financeira, pois os valores deduzidos da conta dizem respeito não só ao volume de água potável economizada, mas também contabilizam a redução do volume de esgoto descarregado na rede pública de saneamento, tornam cada vez mais atrativas e acessíveis as Estações de Tratamento de Efluentes Compactas.
Seu Condomínio (sistema de administração de condomínios, site de condomínio, condomínio web, software para gestão/administração de condomínio,aplicativo para condomínio) pensando sempre no melhor para o morador, síndico, zelador, porteiro e todos que estão de uma forma ou outra relacionados a um condomínio!