Economia de Água: 16 truques para poupar água

27 de abril de 2023 Voltar

O planeta como um todo, mas em especial o Brasil vêm enfrentando uma crise hídrica com o gasto exagerado de água. Por isso, mudar alguns hábitos para poupar esse recurso é não só uma questão de economia de dinheiro mas também de proteção do meio ambiente, e não vai mudar quase nada na sua vida.

Então dá pra dar conta do recado, confira 16 macetes que vão ajudar a desenvolver uma nova rotina.

1. Cuidado com vazamentos

É preciso ficar de olho em vazamentos. Se esse for um problema na sua unidade, é preciso resolvê-lo imediatamente, pois vazamentos são as maiores causas do desperdício de água.

40 litros de água são gastos por dia só com uma torneira gotejando. Um pouco a mais do que isso e já são 130 litros por dia, e o gasto só aumenta de acordo com a quantidade de água.

A primeira dica é simples, não importa se é um chuveiro ou ducha, ou só uma torneira, se estiverem pingando, desligue. Se o problema for maior ou algum cano tiver estourado então é hora de contratar uma empresa especializada para realizar o conserto. Para que isso aconteça, dê uma olhada nas suas fontes de água pelo menos 1 vez na semana.

2. Diminua o tempo dos banhos

Cerca de 135 litros de água são utilizados em um banho de 15 minutos. O gasto diminui para 45 litros se o banho durar 5 minutos e o chuveiro for desligado enquanto a pessoa estiver se ensaboando.

Isso significa que um banho de 5 minutos gasta 90 litros a menos. Por isso a recomendação é nunca ultrapassar esse tempo.

Quando lavamos o cabelo no banho, cerca de 180 litros de água são gastos. Uma recomendação para economizar, é deixar o registro desligado e só ligá-lo quando for enxaguar. Dessa forma, o gasto cai de 180 para 48.

3. Use a descarga com consciência

Segundo a Sabesp, a descarga gasta entre 10 e 14 litros cada vez que é usada. Porém, bacias mais antigas podem chegar até 24 litros de água. Uma alternativa são os vasos com caixa acoplada que apesar de gastar entre 3 e 6 litros, ainda gastam bem menos do que outros modelos.

Por isso, a descarga deve ser usada com consciência para economizar água.

A princípio, use a descarga apenas quando for preciso e não seja exagerado ao apertá-la. Quando for possível, faça também a troca da válvula, optando por uma que gaste um volume menor de água.

Se adaptar a essa nova rotina permitirá que o gasto de água seja bem menor.

4. Não exagere com a torneira

Cinco minutos de torneira aberta gastam 12 litros de água, e em apartamentos são cerca de 80 litros.

Tendo isso em mente, dá pra economizar mais ou menos 11,5 litros em casas e 79 litros em apartamentos se um copo de água for usado para enxaguar a boca e a torneira for usada apenas para molhar a escova de dentes.

Deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes e lava as mãos é um desperdício tremendo que pode custar litros e litros.

E para evitar desperdício, é recomendado manter a torneira fechada sempre que possível.

10 litros é o suficiente para manter uma pessoa hidratada por pelo menos cinco dias, e dá pra economizar essa quantidade de água se aplicarmos essa dica no nosso dia a dia, como quando vamos nós barbear ou enxaguar o rosto por exemplo.

5. Deixe a torneira desligada enquanto lava a louça

A dica anterior é igualmente válida aqui, ligue a torneira apenas quando for enxaguar as louças. Pois que do contrário, em 15 minutos já serão gastos 117 litros em casas e 243 litros em apartamentos.

Como a louça é lavada todos os dias, seguindo a nossa dica, a diferença é enorme com o gasto de água em casa sendo reduzido para 97 litros, e em apartamentos sendo reduzido para 223 litros.

Máquinas de lavar louça tendem a ser mais sustentáveis e por causa disso são bem mais econômicas e quebram muitos galhos.

6. Sempre use a capacidade total das máquinas de lavar

Máquinas de lavar comportam uma quantidade específica de roupas e o gasto de água corresponde a essa quantidade. Por exemplo, uma máquina com capacidade para 5kg gasta 135 litros de água toda vez que é usada.

Para economizar mais, basta usá-la sempre na capacidade total e no máximo três vezes na semana, ao invés de lavar 2kg ou 3kg todos os dias.

Em outras palavras, para não desperdiçar, deixe as roupas acumularem durante a semana e só quando o cesto estiver todo cheio utilize a máquina.

Diante disso, o Conselho Regional de Biologia recomenda que é necessário entender quais são as demandas e necessidades da casa.

Então antes de comprar, pesquise qual a melhor opção para a sua casa, sempre buscando formas de evitar o desperdício e ajudar a natureza.

Uma máquina de 17kg, por exemplo, serve para uma família de 5 pessoas, mas não é recomendável para pessoas que moram sozinhas.

Além disso, não descarte a água do tanque ou da máquina ainda, pois esta pode ser reaproveitada para lavar a casa ou o quintal.

7. Não use mangueira para lavar automóveis

Lavar o carro com a mangueira gera um enorme desperdício, por isso procure sempre outras opções.

Lavar automóveis dessa maneira, pode gerar um gasto de 216 litros a 560 litros de água, conforme constata a Sabesp.

Como forma de evitar isso, opte por lavar o carro apenas uma vez por mês usando um balde com água.

Com o balde o tempo gasto é o mesmo, mas serão gastos apenas 40 litros de água. Não muda nada na sua rotina e ainda dá pra ajudar o meio ambiente.

8. Para cuidar do jardim reaproveite água e não use mangueira

Plantas precisam de água tanto quanto nós, no entanto como a evaporação da água é muito grande durante a tarde, evite regar as plantas nesse período, e utilizando um regador com água reaproveitada da chuva ao invés da mangueira também é possível economizar.

Alterne os dias de regar as plantas quando estiver no inverno. Lembrando que o período da manhã é o melhor pois evita que a água evapore rápido.

Isso serve tanto para evitar o gasto desnecessário de água quanto para deixar o seu quintal atraente e em ótimo estado.

9. Use balde para limpar a garagem

Habitualmente, as pessoas limpam suas garagens usando mangueiras ou vários baldes cheios de água, o que não é necessário. 

A limpeza deve ser feita apenas quando for realmente indispensável, usando um pano molhado e apenas um balde cheio.

A garagem fica limpa do mesmo jeito e com muito menos água gasta.

10. Limpe a caixa d’água

Para evitar o uso excessivo de água, é recomendado limpar a caixa d'água duas vezes ao ano.

A legislação de municípios como São Paulo obriga a limpeza dos reservatórios.

Mas essa limpeza precisa ser feita por uma empresa especializada, então deixe que eles cuidem dos detalhes.

Se programe para a limpeza, pois é comum que a casa fique sem água durante o período da limpeza.

11. Para lavar a calçada esqueça a mangueira

Lavar a calçada com a mangueira leva em média 18,6 litros de água por minuto. Apesar do desperdício ser grande, é normal ver pessoas adotando esse procedimento nas ruas.

Nesse texto, temos recomendado usar o balde como alternativa a mangueira, mas nesses casos prefira mesmo usar a vassoura. Não existe nenhuma necessidade de lavar a calçada com água e a vassoura é tão eficiente quanto.

Além de não gastar nenhum litro de água, também é bem mais rápido.

Caso realmente seja a ocasião de lavar a calçada com água, use baldes com água reaproveitada da chuva ou da máquina de lavar.

12. Coloque capa de proteção na piscina

Devido a ação do vento e a evaporação da água, se a piscina ficar sem capa de proteção e exposta ao Sol mais de 3 mil litros serão perdidos por mês.

Isso irá requerer que a piscina seja enchida novamente, o que irá por sua vez gastar mais 3 mil litros de água.

Essa quantidade toda de água é o bastante ser usada para hidratar uma família de quatro pessoas por mês, então ao invés disso utilize capa de proteção na piscina. Com isso, a perda de água é reduzida em até 90%.

Logo, é fundamental cobrir a piscina, já que a água economizada pode ser destinada para outros fins e a sua conta de água ainda é reduzida.

13. Opte por hidrômetro individual

Se o hidrômetro for individualizado, a conta de água será dividida entre os moradores de forma proporcional ao que foi gasto. Assim, a conta no final do mês deve chegar bem mais barata.

Caso contrário, casas de vizinhos podem ter usado mais do que você, e a conta vai cair no seu colo.

Individualizando os hidrômetros, a conta de água deve chegar bem mais barata.

Se os hidrômetros do seu condomínio não forem individualizados leve a ideia para o seu síndico. Caso viável, pode ser tomada esta ação para diminuir a conta de água.

14. Guarde água da chuva

Como citamos diversas vezes, uma forma de reduzir o desperdício de água pode ser reutilizá-la. Uma das formas de fazê-lo é guardando água da chuva.

Para tal, você pode pegar a água coletada pelas calhas ou utilizar um reservatório para que a água da chuva seja escoada.

Realizar esses projetos é uma forma perfeita de captar a água, mas fazer instalações desse tipo pode ser caro, então é possível buscar formas alternativas de captar essa água.

Mas se dá para investir, busque por uma empresa que seja especializada em captação de água de chuva ou caso more em prédio, leve a ideia para o síndico.

15. Instale válvulas para eliminar o ar da tubulação

Quando acontece algum problema no fornecimento de água ou quando falta água, pode ser que os encanamentos “deem ar”.

O proprietário acaba também pagando por esse ar, mas a solução para esse problema é simples. Basta colocar válvulas que irão eliminar esse ar da tubulação.

As válvulas ‘anti-ar’ são a solução para quem mora em locais altos na cidade ou longe dos reservatórios, mas existem dois tipos de válvulas:

Válvulas eliminadoras de ar: instaladas antes do hidrômetro, estas possuem pequenos furos na sua parte externa, pelos quais o ar será expelido.

Porém, é necessário que haja autorização da empresa de água e esgoto da cidade para que estas válvulas sejam instaladas, pois essa parte que vem antes do hidrômetro é de responsabilidade da rede pública.

Válvulas bloqueadoras de ar: a diferença aqui é que além de serem instaladas após o hidrômetro, caso haja ar na tubulação elas diminuem a passagem de água e reduzem a pressão da água.

A vantagem é que por serem instaladas dentro da própria tubulação do morador, não é preciso que a empresa de água e esgoto autorize a instalação.

Por isso, contrate uma empresa especializada para realizar o serviço, mas não antes de fazer a instalação é necessário avaliar qual é o melhor modelo para o condomínio.

16. Não jogue óleo na pia

Jogar todo tipo de comida e óleo no ralo da pia da cozinha é uma prática frequente. No entanto, como é de conhecimento de quem já tem mais experiência ou cozinha, jogar óleo de fritura na pia pode prejudicar o meio ambiente.

Ao fazer isso, vários litros de água não poderão ser utilizados, já que o óleo e a água não se misturam por serem líquidos diferentes.

Cerca de 400 mil litros de água podem ser contaminados com essa prática.

Por isso, guarde o óleo utilizado ao invés de descartá-lo. Posteriormente é possível depositá-lo em pontos de recolhimento.

Assim sendo, tendo em vista a importância e o impacto de pequenas atitudes no consumo de água, adote essas dicas para economizar água, ajudando o meio ambiente e economizando na conta do mês.

Para ter acesso a mais conteúdo condominial, acompanhe nosso portal de notícias! E para quem deseja a melhor experiência num condomínio, baixe o aplicativo Seu Condomínio - a plataforma completa para síndicos e moradores, disponível para Android e iPhone.

Notícia não encontrada!

Carregando
Bem-vindo!
Gostaria que um consultor te ligasse em 30 segundos?
2015 © Seu Condomínio. Todos os Direitos Reservados. Termos e condições.
Qual o seu número?

Solicitação enviada com sucesso! Em breve entraremos em contato.

Gostaria de receber uma ligação gratuita em 30 segundos?
Informe seu telefone ou celular com DDD
Tire suas dúvidas
_